Igreja Universal inaugura maior complexo religioso da América Latina

  • Por Agencia EFE
  • 31/07/2014 22h48

Isadora Camargo.

São Paulo, 31 jul (EFE).- A Igreja Universal do Reino de Deus inaugurou nesta quinta-feira em São Paulo uma réplica do Templo de Salomão de Jerusalém em um terreno de, aproximadamente, 35 mil metros quadrados e que é considerado o maior complexo religioso da América Latina.

A inauguração do templo, avaliado em R$680 milhões, contou com a presença da presidente Dilma Rousseff; do vice, Michel Temer, e 11 governadores, entre eles o de São Paulo, Geraldo Alckmin.

Construído no bairro do Brás, o Templo de Salomão foi erguido em quatro anos, tem cerca de 100 mil metros quadrados de área construída, 52 metros de altura, 105 de largura e 121 de profundidade e pretende ser um novo local de peregrinação.

O local, com capacidade para 10 mil fiéis sentados, foi inaugurado pelo empresário e bispo da Igreja Universal, Edir Macedo, responsável pela construção e quem mandou importar, entre outros artigos, 40 mil metros quadrados de pedras vindas Jerusalém, onde se encontrava o templo original e hoje resta o Muro das Lamentações.

“É uma glória inexplicável. Pode parecer uma bobagem para quem não tem comunhão com Deus, mas isso é um exemplo do que Deus precisa para que o mundo veja o quão poderoso ele é. Muitos turistas ainda virão visitar este lugar”, disse à Agência Efe Maria de Fátima Ferreira, uma das fiéis presentes.

Lucía Sánchez era outra das 80 mil pessoas que estiveram hoje no local. Ela veio do Equador para visitar o templo, antes da inauguração para os fiéis em 22 de agosto.

“Quero voltar aqui com a minha família”, disse ela, enquanto admirava a nova atração do turismo religioso evangélico no país. E justificou o investimento: “Fazemos para Deus. Por ele vale a pena”.

No entanto, nem todas as opiniões foram positivas. Moradora do Brás, Analis Inocêncio, destacou a “arquitetura única do edifício”, mas considerou “um absurdo” seu custo “com tanta gente passando fome fora dele”.

Outro que criticou foi o vendedor Edson de Jesus. Católico, ele acredita que se trata de uma ostentação.

“Aqui fora há desigualdade com muitos mendigos na rua. O objetivo de construir isso deve ser quebrar algum recorde, mas é muito luxuoso”, opinou.

A quantidade de evangélicos no Brasil duplicou entre 2000 e 2010. Segundo o último Censo, 22,22% da população se declarava dessa religião.

O Templo de Salomão original, um dos centros políticos e espirituais de Israel, foi destruído pelos babilônios no ano 586 antes de Cristo. Foi reconstruído por Herodes, mas novamente derrubado por ordem do imperador Tito durante a expansão do Império Romano no ano 66. EFE

ic-plg/cdr-rsd

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.