Igreja italiana que inspirou “O Nome da Rosa” é atingida por incêndio

  • Por EFE
  • 25/01/2018 10h11 - Atualizado em 25/01/2018 10h12
EFE/ Alessandro Di Marco Bombeiros trabalhama na extinção de incêncio na abadia de Sam Michel, em Val di Susa, região de Piamonte, famosa por inspirar "O Nome da Rosa"

Um incêndio ameaçou a abadia de San Michele, na região italiana de Piemonte e famosa, entre outras coisas, por ter inspirado o romance “O nome da rosa” de Umberto Eco, mas os bombeiros conseguiram extingui-lo durante a noite.

O fogo começou durante a tarde de quinta-feira no telhado de uma parte do mosteiro e a extinção foi complicada porque o edifício fica situado no monte Pirchiriano, em plenos os Alpes italianos.

As autoridades investigam agora a origem do incêndio, que pode ter ocorrido devido a um curto-circuito nas obras de conservação que eram realizadas no local onde o incêndio se originou, informou a imprensa local.

Na abadia residem três frades da congregação do Instituto da Caridade, conhecidos como “rosminianos”, que foram resgatados e não ficaram feridos, segundo as mesmas fontes.

Nenhum bem histórico e artístico foi danificado, informou a polícia.

Construída entre o ano 983 e 987, a imponente Sacristia de São Michele é um dos símbolos da região de Piemonte, situada em um elevado pico no Vale de Susa, cerca de 40 quilômetros de distância de Turim, a capital piemontesa.

É conhecida, além de pela sua impressionante arquitetura, por ter inspirado o romance de Umberto Eco “O Nome da Rosa” (1980).

Dentro da igreja principal da abadia, cuja construção é do século XII, permanecem enterrados alguns membros da família Saboia.

O templo faz parte de uma rota de peregrinação de 2 mil quilômetros, desde o Monte Saint-Michel na França até o do Sant’Angelo na região de Apulia, no sul italiano.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.