Incêndio em parque da Califórnia provoca retirada de mil moradores

  • Por Agencia EFE
  • 15/09/2014 18h27

San Francisco, 15 set (EFE).- Aproximadamente, mil pessoas de mais de 300 famílias foram retiradas das suas casas pelo perigo que representa um novo incêndio perto do Parque Nacional de Yosemite, na Califórnia (EUA), informou nesta segunda-feira o escritório do xerife do condado de Madera.

O fogo, que foi notificado ontem perto da cidade de Oakhurst e que ainda tem causas desconhecidas, já arrasou 129 hectares e danificado 21 prédios. O parque americano é muito conhecido por suas sequoias gigantes,

O Departamento Florestal e de Proteção perante o Fogo da Califórnia (CalFire), informou que quatro helicópteros, quatro avionetas e 330 bombeiros lutam neste momento contra o fogo, que segue representando uma ameaça para muitos moradores. Até o momento, foi possível conter apenas 20% das chamas. Segundo os bombeiros, o trabalho é difícil por causa “da forte inclinação do terreno”, além da intensa seca na região.

Paralelamente, um grande incêndio declarado na semana passada segue avançando no Parque Nacional de Yosemite, perto do Half Dome, uma pedra de mais de 1.400 metros que constitui uma das atrações mais icônicas do parque, e arrasou quase dois mil hectares, embora hoje os bombeiros tenham conseguido conter 80% do fogo.

A Califórnia vive em 2014 a pior temporada de incêndios dos últimos anos e até agora já foram registrados mais de 4.641 focos de incêndio no estado. Nessa mesma época do ano passado, foram registrados 600 focos a menos.

As altas temperaturas deste verão em vários pontos da geografia californiana, junto a fortes ventos que sopram de maneira pontual e, principalmente, a seca crônica que arrasa a Califórnia há três anos, são os principais responsáveis de um dos anos mais nocivos para a floresta californiana. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.