Incêndio em prisão na Venezuela deixa 17 mortos e 17 feridos

  • Por Agencia EFE
  • 31/08/2015 23h01

(Atualiza número de mortos e acrescenta declarações do Ministério Público).

Caracas, 31 ago (EFE).- Pelo menos nove presos e oito mulheres que pernoitavam em uma prisão da região central da Venezuela morreram em um incêndio causado por um curto-circuito, enquanto outros 17 detidos ficaram feridos, informaram nesta segunda-feira a imprensa local e fontes oficiais.

O acidente ocorreu no Internato Judicial do estado de Carabobo, conhecido como Tucuyito, onde, conforme confirmaram à Agência Efe fontes do Ministério para o Serviço Penitenciário que pediram anonimato, o incêndio se propagou “porque havia lençóis na área”.

O Ministério Público da Venezuela afirmou através de comunicado que enviou promotores para “investigar a morte de oito mulheres e nove homens durante um incêndio ocorrido em Tucuyito”.

Ainda não há informações sobre a identidade dos mortos. De acordo com o jornal “El Nacional”, os 17 feridos foram levados ao Hospital Doutor Enrique Tejera, em Valencia, capital do estado de Carabobo.

“Esse é um internato judicial que foi passou para o controle do Ministério para o Serviço Penitenciário em 4 de outubro de 2014. Desalojamos 2.024 desde então e ficaram 2.000 pessoas”, disse uma das fontes do governo.

Em 19 de outubro de 2012, o governo da Venezuela decretou emergência “em matéria de infraestrutura carcerária” para a recuperação e construção de novas prisões, uma resposta à crise que atingiu o sistema penitenciário do país naquele ano, com um saldo de 304 mortes e 527 feridos nos centros de detenção.

Apesar da medida, a ONG Observatório Venezuelano de Prisões (OVP) afirmou que as prisões do país só tem capacidade para receber 19.000 pessoas, enquanto a população carcerária subiu para 51.256 em 2014, uma superlotação de 170%.

A OVP informou no início de 2015 que 309 presos morreram e outros 179 ficaram feridos em fugas e enfrentamentos entre réus, especialmente, durante todo o ano passado. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.