Incêndios na Califórnia já deixam 40 mortos e 100 mil evacuados

  • Por Jovem Pan com agências
  • 15/10/2017 10h22 - Atualizado em 15/10/2017 10h53
EPA/JOHN G. MABANGLO Veículo atingido por incêndios florestais em Santa Rosa, Califórnia

O incêndio iniciado há seis dias e que atinge florestas no Estado da Califórnia, nos Estados Unidos, já se estendeu por mais de 160 quilômetros e deixou 40 pessoas mortas, relataram as autoridades locais.

Mais de 5,7 mil casas foram destruídas pelas chamas e 100 mil pessoas tiveram de deixar suas residências enquanto o incêndio não é controlado. Algumas áreas evacuadas já aparentam estar fora da zona de risco e as famílias começam a se preparar para retornar.

Ontem, o governador da Califórnia, Jerry Brown, visitou regiões atingidas pelos incêndios, acompanhado pelos senadores Dianne Feinstein e Kamala Harris. Brown declarou jamais ter visto um incêndio tão destrutivo e mortal. “É uma das maiores tragédias que a Califórnia já enfrentou.” Na ocasião, Brown disse a moradores que o perigo ainda existe e pediu que deixassem a área caso fossem solicitados.

Alerta

Neste sábado, o Departamento Florestal e de Proteção contra Incêndios do estado advertiu que pode informar mais vítimas durante os próximos dias porque os serviços de emergência ainda não conseguiram acessar algumas das zonas queimadas, onde temem encontrar mais corpos.

Na sua conta do Twitter, o Departamento Florestal e de Proteção contra Incêndios avisou de novas ordens de evacuação para os bairros do nordeste de Santa Rosa, uma cidade de 175 mil habitantes que se encontra a cerca de 80 quilômetros de San Francisco. Boa parte de Santa Rosa, no condado de Sonoma, já tinha sido evacuada no domingo passado, quando começaram os incêndios.

Dois dos condados mais afetados são os de Napa e Sonoma, o coração do vinho que faz a Califórnia famosa e onde o fogo transformou em cinzas restaurantes, vinhedos, adegas, albergues e até hotéis de luxo onde os turistas se hospedavam nos seus percursos pela região.

Cerca de 5.700 casas e negócios foram destruídos pelos incêndios que já arrasaram 86 mil hectares, uma área maior que a cidade de Nova York.

Segundo o Departamento Florestal e de Proteção contra Incêndios do estado, 15 focos continuam ativos, um número menor que o dos últimos dias porque os incêndios foram se unindo e agora são combatidos como um único incidente.

Nos últimos anos, a Califórnia sofreu vários incêndios com consequências graves, como o ocorrido em 2003 em Cedar, no condado de San Diego, que destruiu mais de 2.800 casas. Ou o de 2007, que destruiu 1.600 casas no mesmo condado.

Ambos ocorreram em outubro, mês que costuma concentrar os incêndios na Califórnia devido aos “ventos do diabo”, como são conhecidas as rajadas de ar que, junto às altas temperaturas e o ressecamento da vegetação, permitem a expansão rápida do fogo.

Com EFE e Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.