Independência custaria 4,5 bilhões de euros por mês à Catalunha

  • Por Agencia EFE
  • 28/07/2014 19h25

Barcelona, 28 jul (EFE).- Tornar-se independente da Espanha sem a anuência da Espanha custaria à região da Catalunha cerca de 4,5 bilhões de euros por mês, mas, uma vez consolidado o processo, o novo estado registraria um ganho fiscal de 11,5 bilhões ao ano.

Estas são as estimativas do Conselho para a Transição Nacional da Catalunha (CATN), um órgão assessor do governo regional catalão e que inscreve-se no debate sobre a soberania da região.

O governo da Catalunha convocou para novembro uma consulta popular sobre o futuro da região, mas o governo espanhol a rejeita alegando que é ilegal porque não está contemplada na Constituição.

Os 4,5 bilhões de euros são o equivalente ao custo mensal da seguridade social, relações de empregados de funcionários, pensões, subsídios de desemprego e despesas correntes.

Para fazer frente a estas despesas, seria preciso buscar financiamento por meio de três vias: créditos, emissões de dívida do Banco Central da Catalunha e “bônus patrióticos” passíveis de troca por impostos.

No relatório, intitulado “Viabilidade fiscal e financeira de uma Catalunha independente”, se explica, no entanto, que uma vez superado o impacto econômico que representa iniciar estruturas de Estado, o ganho que obteriam os catalães se situaria em torno dos 11,5 bilhões de euros anuais.

O relatório foi divulgado dois dias antes da reunião prevista entre o presidente do governo espanhol, Mariano Rajoy, e o chefe do Executivo catalão, Artur Mas, que presumivelmente estará centrada na consulta convocada para 9 de novembro.

O relatório sobre viabilidade fiscal faz um cálculo com dados de 2011 e estima que, com receitas totais de 45,3 bilhões de euros, o novo Estado teria que fazer frente a um pagamento de 39,5 bilhões para custear dívida, seguridade social, administrações (catalã e locais) e despesas diversas.

O estudo conclui, além disso, que o novo Estado fecharia com um superávit de 5,8 bilhões de euro, e que, uma vez descontadas todas as despesas derivadas da criação do novo Estado, se estima que a Catalunha sairia ganhando 11,5 bilhões de euros anuais, o que representa 5,9% do PIB. EFE

nat/rsd

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.