Índia celebra festival hindu das serpentes

  • Por Agencia EFE
  • 01/08/2014 16h43

Nova Délhi, 1 ago (EFE).- Em mais um ano, a Índia desafiou o perigo das serpentes para celebrar nesta sexta-feira o festival hindu de Nag Panchami, quando milhares destes répteis são adorados no país.

“Foi parte da tradição hindu desde que o mundo foi criado”, explicou à Agência Efe Dhani Nath, um dos encantadores de serpentes em um templo no centro de Nova Délhi.

Nath contou que por ocasião do festival eles pegam as serpentes nas florestas, um ou dois meses antes, e as libertam depois, já que prometeram deixar os animais livres em seu habitat.

“Não tiramos as presas, ao contrário do que muita gente imagina. Nós cantamos alguns mantras até o veneno diminuir e, assim, elas não atacam e ficam dessa forma até soltarmos”, contou Nath, enquanto pegava com a mão uma de suas três cobras.

A festa é para Bhole Nath, um dos nomes do deus Shiva, da mesma casta desses encantadores, e termina pela noite à margem de rios sagrados como o Ganges. Nesse momento, eles rezam e fazem oferendas antes de libertar os répteis.

A prática é proibida pela legislação local, que não permite a captura destes animais, que tem cerca de 250 espécies no país, embora apenas 15 delas sejam venenosas, segundo o jornal “The Times of India”.

A tradição do festival inclui práticas como não dar comida ou bebida para os animais durante vários dias, para que no dia da celebração bebam leite diante do olhar atento dos espectadores.

Mediante o pagamento de um pequeno valor aos encantadores, na figura típica de homem com turbante que toca uma flauta para a serpente sair da cesta, o público pode ainda fazer um pedido à cobra. EFE

lar/cdr-rsd

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.