Investigadores descartam terrorismo em acidente de avião da AirAsia

  • Por Agencia EFE
  • 19/01/2015 13h48

Bangcoc, 19 jan (EFE).- As caixas-pretas do avião da AirAsia que caiu no mar de Java com 162 pessoas a bordo em 28 de dezembro do ano passado não apresentam provas que tenha ocorrido um atentado terrorista contra o veículo, informaram nesta segunda-feira fontes oficiais.

“Não há sinal de atividade terrorista até o momento”, afirmou o indonésio Mardjono Siswosuwarno, chefe da equipe de investigação, segundo a emissora “Channel NewsAsia”.

“Não escutamos som algum de disparos ou explosões. Por enquanto, com base nestes dados, podemos eliminar a possibilidade de terrorismo”, disse Nurcahyo Utomo, outro investigador.

A caixa-preta que armazena o registro das comunicações do avião só contém as vozes dos pilotos e não apresenta nada que reforce a hipótese do suicídio.

Os especialistas do comitê de segurança no transporte da Indonésia escutaram a gravação completa, mas a transcrição do conteúdo está sendo realizada.

Outros profissionais trabalham com a caixa-preta que contém o registr dos dados do voo, como as condições atmosféricas, a altitude, a velocidade e o peso.

O diretor da Comissão Nacional de Segurança no Transporte, Tatang Kurniadi, anunciou que o relatório preliminar estará pronto no dia 28 de janeiro.

“O relatório preliminar estará pronto quando tiver se passado um mês do acidente”, anunciou Kurniadi.

O avião do voo QZ8501 de AirAsia desapareceu de cidade javanesa de Surabaia na madrugada do dia 28 de dezembro e tinha a aterrissagem prevista horas mais tarde em Cingapura, mas caiu no mar de Java cerca de 40 minutos após decolar.

A nave transportava 155 indonésios, três sul-coreanos, um britânico, um francês, um malaio e um cidadão de Cingapura, entre passageiros e uma tripulação de sete pessoas. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.