Irã afirma que negociações de Genebra alcançaram consideráveis avanços

  • Por Agencia EFE
  • 28/02/2015 12h32

Teerã, 28 fev (EFE).- As negociações nucleares do Irã com as seis grandes potências mundiais tiveram consideráveis progressos e chegaram a uma delicada fase, embora persistam as diferenças sobre a eliminação de sanções impostas a Teerã, disse neste sábado o ministro das Relações Exteriores iraniano, Mohamad Javad Zarif.

Em entrevista coletiva com seu homólogo italiano, Paolo Gentiloni, sobre as recentes negociações nucleares que foram realizadas em Genebra, Zarif disse que “as negociações nucleares se aproximaram de sua detalhada fase”, informou a agência oficial iraniana de notícias “Irna”.

“Na semana passada, foram conquistados sérios progressos nas negociações, esperamos nesta semana conseguir progressos em outros campos, especialmente na eliminação das sanções”, assegurou o ministro iraniano.

Zarif disse que assim que o tema da eliminação das sanções for solucionado, será elaborado o acordo e será escrito “de maneira geral e detalhada”.

“Este é nosso plano de ação para alcançar um acordo”, sublinhou Zarif, reiterando que as negociações ou alcançam acordo em todos os temas ou fracassarão completamente.

“Sempre anunciamos que se não chegarmos a um acordo em todos os temas (na questão nuclear), não haverá nenhum acordo”, disse o chefe da diplomacia iraniana.

O líder reiterou que as sanções não solucionam nenhum problema e inclusive atuam como um obstáculo, “essa é a conclusão à qual devem chegar os EUA e outros países”.

O Grupo 5+1 (os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU mais Alemanha) mantêm negociações há de um ano sobre o conteúdo e alcance do programa nuclear iraniano.

O prazo para alcançar o acordo expira no final de junho, mas ambas as partes aceitam que para conseguir cumpri-lo é preciso alcançar um acordo marco antes do final de março. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.