Iraque pede diálogo para salvar Iêmen de intervenções estrangeiras

  • Por Agencia EFE
  • 27/03/2015 15h50

Bagdá, 27 mar (EFE).- O primeiro-ministro do Iraque, Haidar al Abadi, pediu nesta sexta-feira a todos os grupos no Iêmen “um diálogo sério” para salvar o país das “intervenções estrangeiras que só pioram e complicam ainda mais a situação”.

Em comunicado, chefe do governo iraquiano solicitou à comunidade internacional e aos países da região a ajudar o povo iemenita a superar a crise e respeitar a soberania e a unidade territorial. Contudo ele, que é confissão xiita, não fez referência concreta aos países que participam das intervenções estrangeiras no Iêmen.

O presidente iemenita, Abdo Rabu Mandur Hadi, e os países sunitas da região acusam o regime iraniano de respaldar o movimento xiita dos houthis.

A Arábia Saudita, à frente de uma coalizão composta, entre outros, pelo Kuwait, Catar, Emirados, Egito e Jordânia, lançou ontem uma ofensiva para conter o avanço das milícias xiitas no Iêmen, que perseguiam o presidente na cidade de Áden. Esta repentina intervenção militar representa a regionalização de um conflito, cuja solução os regimes de confissão xiita e sunita da região têm opiniões diferentes. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.