Israel permitirá entrada de materiais para a reconstrução de Gaza

  • Por Agencia EFE
  • 23/11/2014 06h28

Jerusalém, 23 nov (EFE).- Israel permitirá a partir desta semana a entrada de materiais para a reconstrução da Faixa de Gaza, após a devastadora ofensiva militar do último verão (hemisféio norte), informou neste domingo o jornal “Yedioth Ahronoth”.

O processo, que permitirá a mais de 25 mil famílias a aquisição de cimento e outros materiais de construção, será realizado sob a estrita supervisão da ONU, a fim de evitar que estes produtos cheguem nas mãos do movimento islamita Hamas e sejam usados na construção de túneis.

Em setembro passado a ONU conseguiu um acordo com os governos de Israel e da Autoridade Nacional Palestina (ANP) para a entrada destes materiais, embora estivesse pendente do mecanismo de supervisão.

Segundo o jornal israelense, a ONU se comprometeu a instalar câmaras de circuito fechado, tecnologia GPS e outros dispositivos que serão mantidos em segredo para vigiar os armazéns nos quais se acumularão cimento, ferro e escavadeiras.

Os supervisores da ONU também deverão informar a Israel de cada projeto e dos materiais que são necessários, para fazer um acompanhamento da mercadoria.

Ao redor de 50 mil casas e edifícios públicos sofreram danos graves ou foram totalmente destruídos pelos bombardeios israelenses na Faixa durante a ofensiva Limite Protetor entre julho e agosto, que provocaram o deslocamento de mais de 100 mil palestinos. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.