Japão e EUA não alcançam acordos em torno do TPP mesmo com visita de Obama

  • Por Agencia EFE
  • 25/04/2014 04h37

Tóquio, 25 abr (EFE).- Japão e Estados Unidos anunciaram nesta sexta-feira que não conseguiram resolver suas diferenças para a assinatura do Acordo de Associação Transpacífico (TPP), apesar dos dois dias de intensas negociações que coincidiram com a visita de Estado do presidente americano, Barack Obama, a Tóquio.

O ministro de Estado para a Reabilitação Econômica do Japão, Akira Amari, que lidera as negociações pelo lado japonês, admitiu que ambos os países foram incapazes de conseguir acordos apesar dos esforços para resolver as diferenças que coincidiram com a visita de Estado de Obama ao Japão.

As delegações lideradas por Amari e o representante de Comércio Exterior americano, Michael Froman, se reuniram ontem e hoje para tentar destravar as conversas em torno do acesso que o Japão quer oferecer a seus mercados agrícola e automobilístico, tradicionalmente muito protegidos.

Apesar da falta de acordo, Amari reconheceu que “obviamente, houve progressos”, em declarações divulgadas pela agência “Kyodo”.

O acordo, de cujas negociações também participam Austrália, Brunei, Canadá, Chile, Malásia, México, Nova Zelândia, Peru, Cingapura e Vietnã, pretende se transformar em um dos tratados de livre-comércio mais ambiciosos do planeta.

No entanto, a próxima reunião programada entre os 12 países que querem fazer parte do acordo pode não servir para muitas coisas, a menos que Tóquio e Washington – que representam mais de 80% do PIB combinado entre os aspirantes ao TPP – aproximem suas posições.

Os Estados Unidos solicitaram que o Japão elimine totalmente as barreiras tarifárias de cinco produtos (arroz, trigo, carne bovina e suína, açúcar e laticínios), mas aparentemente se deram por vencidos após a negativa de Tóquio, explicaram fontes da delegação japonesa à “Kyodo”.

Segundo os especialistas, uma das chaves da negociação reside em até onde o Japão estará disposto a diminuir suas tarifas para esses cinco produtos.

No comunicado conjunto emitido pelos dois países hoje após a partida de Obama, se reconheceu “que resta muito trabalho a fazer” para se chegar ao TPP, mas as duas partes garantem que “identificaram o caminho” para avançar rumo à assinatura do acordo. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.