Japão realiza segunda rodada de suas eleições locais e regionais

  • Por Agencia EFE
  • 26/04/2015 00h13

Tóquio, 26 abr (EFE).- O Japão realiza neste domingo a segunda rodada de suas eleições locais e regionais, depois que o Partido Liberal-Democrata (PLD) do primeiro-ministro, Shinzo Abe, conseguiu há duas semanas uma arrasadora vitória na primeira etapa do pleito.

Os colégios eleitorais abriram suas portas às 7h (horário local, 19h em Brasília deste sábado) para escolher mais de 130 prefeitos, incluindo os de 11 dos 23 distritos de Tóquio, além dos membros de quase 600 assembleias locais.

Os colégios eleitorais fecharão às 20h (8h), e espera-se que os resultados se conheçam ao longo da madrugada do domingo e da manhã da segunda-feira.

O principal foco estará sobre cinco Prefeituras importantes, incluindo os da cidade de Oita (sul) e o distrito de Setagaya, em Tóquio, onde concorrem o governante PLD e o opositor Partido Democrático (PD).

Na primeira rodada do pleito realizada no dia 12 de abril, o partido de Abe conseguiu uma contundente vitória ao ser o mais votado em 40 das 41 Prefeituras.

A legenda conservadora conseguiu 1.153 cadeiras do total de 2.284 que havia em jogo, conquistando a maioria nas eleições locais unificadas pela primeira vez desde 1991, enquanto o principal partido da oposição (PD), só conseguiu 264 cadeiras.

Estas eleições são as primeiras realizadas no Japão desde as eleições gerais de dezembro de 2014 nos quais o PLD de Abe ganhou com uma grande maioria e servirão para revalidar o apoio ao partido do primeiro-ministro. EFE

raa/ma

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.