Japão se reúne com oposição síria para esclarecer sequestro de japonês

  • Por Agencia EFE
  • 21/08/2014 02h01

Tóquio, 21 ago (EFE).- Funcionários japoneses se reuniram com líderes da oposição síria na Turquia para pedir ajuda para libertar um cidadão japonês sequestrado na Síria por um grupo jihadista, informou nesta quinta-feira a agência “Kyodo”.

A reunião aconteceu na segunda-feira com o chefe da Coalizão Nacional Síria (CNFROS), Hadi al-Bahra, em Istambul, a pedido do governo japonês, segundo fontes da “Kyodo”, embora o Ministério das Relações Exteriores japonês tenha se recusado a confirmar o encontro.

O grupo jihadista Estado Islâmico (EI), reivindicou na terça-feira o sequestro de um cidadão japonês que estaria na Síria colaborando com uma facção armada rival.

Haruna Yukawa, de 42 anos, foi sequestrado enquanto acompanhava integrantes de Frente Islâmica (FI) – uma organização formada por sete grupos rebeldes envolvidos na guerra civil síria – durante um choque com combatentes do EI, relatou um responsável da Frente à agência “Kyodo”.

Embora ainda não estejam claros os motivos pelos quais Yukawa estava na Síria, a imprensa japonesa publicou que ele se tinha se convertido ao islã e integrado as fileiras dos combatentes rebeldes.

O Ministério de Relações Exteriores do Japão ainda não confirmou oficialmente o sequestro de Yukawa, apesar de dois vídeos de sua prisão terem sido divulgados pela rede durante o fim de semana.

Além disso, a emissora pública “NHK” informou hoje que nesta quarta-feira recebeu uma mensagem dos sequestradores que confirmou que o cidadão japonês está vivo e em poder deles.

A reunião com o chefe da oposição síria no exílio é a primeira medida conhecida tomada pelo governo de Tóquio para esclarecer as confusas circunstâncias do sequestro.EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.