Jihadistas assumem controle de posto fronteiriço entre Iraque e Síria

  • Por Agencia EFE
  • 24/05/2015 06h44

Bagdá, 24 mai (EFE).- O grupo jihadista Estado Islâmico (EI) assumiu esta madrugada com o controle total da passagem fronteiriça de Al Walid, entre Iraque e Síria, após a retirada das forças iraquianas que permaneciam nele, confirmou à Agência Efe uma fonte de segurança.

Há três dias, os jihadistas tinham tirado o Exército do regime sírio da zona da fronteira que controlavam.

Al Walid, situada a cerca de 580 quilômetros a leste de Bagdá, une a província iraquiana de Al-Anbar, cuja capital (Ramadi) foi ocupada pelo EI no domingo passado, com a síria de Homs, onde os jihadistas conseguiram recentemente grandes avanços.

O presidente da Comissão de Postos Fronteiriços da província de Al-Anbar, Saada Jassim, responsabilizou o governo central de Bagdá pelo ocorrido.

“O Executivo não respondeu aos pedidos de envio de reforços ao posto fronteiriço, que carecia de forças suficientes para sua proteção”, disse em entrevista à imprensa.

Na sexta-feira passada, um dia depois da queda da parte síria da fronteira, Jassim denunciou que as autoridades tinham transferido para os funcionários a passagem fronteiriça de Tarbil, entre Iraque e Jordânia e pediu que fossem enviados reforços.

Al Walid era o último cruzamento fronteiriço entre Síria e Iraque sobre o qual as autoridades sírias mantinham seu controle.

Além de Al Walid, os radicais dominam a passagem entre o povoado sírio de Albukamal, na província de Deir al Zor, e o iraquiano de Al Qaim, também em Al-Anbar.

O outro cruzamento entre ambos os Estados é Tel Koyar, que liga a cidade síria de Jarbia, na província de Al Hasaka, e o iraquiano de Rabia, em Ninawa, e que está em poder das forças curdas. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.