Jihadistas avançam por Deir ez Zor após conflitos com regime sírio

  • Por Agencia EFE
  • 21/10/2014 09h18

Beirute, 21 out (EFE).- O grupo jihadista Estado Islâmico (EI) tomou o controle de partes da zona industrial da cidade de Deir ez Zor, no nordeste da Síria, nesta terça-feira, após enfrentar as forças do regime de Bashar al Assad, segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

Os combates causaram um número indeterminado de mortos e feridos em ambos os lados, acrescentou a ONG.

O EI mobilizou combatentes nos últimos dias para dominar a área industrial, que antes estava controlada em sua totalidade pelo Exército sírio. Em paralelo, a aviação governamental lançou seis bombardeios na ilha de Sakher, sobre o rio Eufrates e na periferia de Deir ez Zor.

O lugar foi conquistado pelos jihadistas na semana passada, após conflitos com os soldados do regime, batalhas que terminaram com 33 mortos.

Os jihadistas proclamaram um califado no Iraque e na Síria no final de junho.No mês seguinte, o EI tomou o controle da maior parte da província de Deir ez Zor, exceto alguns bairros da capital homônima e do aeroporto militar.

Rica em petróleo, a província foi alvo dos bombardeios da coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos contra o EI, que atacou diversas refinarias sob o controle de radicais sunitas nas últimas semanas. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.