Jihadistas se retiram de 23 localidades sírias diante de assédio do exército

  • Por EFE
  • 27/02/2017 11h59
EFE Voluntários Síria - Capacetes brancos

Os combatentes do grupo Estado Islâmico (EI) se retiraram de 23 populações situadas ao leste da cidade de Al Bab, no norte da Síria, devido ao assédio do exército sírio e das milícias leais ao regime de Bashar al Assad, informou nesta segunda-feira o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH).

Em comunicado, o OSDH indicou que estas localidades se encontram a oeste das populações de Jeb al Sultan e Abu Mandil e que, com estes avanços, se estabelece uma “linha fronteiriça” entre as forças do regime sírio e os rebeldes do Exército Livre Sírio, que combatem no norte do país com o apoio direto do exército turco.

Segundo o OSDH, as forças leais ao presidente sírio, Bashar al Assad, fazem buscas pelos jihadistas nas populações abandonadas.

O OSDH alega que Moscou e Ancara pactuaram um divisão das zonas de influência no norte da Síria entre as que ficariam sob o controle dos rebeldes apoiados pela Turquia e as que estariam dominadas pelas forças do regime, apoiado pela Rússia.

Esta informação, no entanto, não foi confirmada por nenhuma outra parte.

O exército sírio anunciou ontem a conquista da cidade de Tadef, situada nove quilômetros ao sul de Al Bab, principal bastião do EI no norte da Síria e de onde os jihadistas foram expulsos recentemente pelos rebeldes do Exército Livre Sírio.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.