Jornalista portuguesa diz que Brasil “não têm cultura e língua própria”

  • Por Marcella Lourenzetto/Jovem Pan
  • 04/02/2017 21h33
Reprodução Jornalista portuguesa diz que Brasil "não têm cultura e língua própria"

A jornalista portuguesa Luísa Castel-Branco se tornou protagonista de uma polêmica entre o seu país e o Brasil. Durante o programa “Passadeira Vermelha”, exibido pela SIC TV no dia 2 de janeiro, a comentarista fez duras críticas aos brasileiros, afirmando que o país não possui cultura e nem língua própria.

“Há falta de cultura, falta de respeito, falta tudo. Um povo que não tem uma língua própria, porque eles falam português de Portugal”, afirmou a jornalista, que ainda ressaltou: “Eles foram achados, foram descobertos por nós!”.

Stephanie Fioravanti, estudante de engenharia ambiental no país lusitano, ficou indignada com as críticas da jornalista portuguesa. A brasileira gravou o momento em que Castel-Branco esnobava o país sul-americano.

“Eu me senti super ofendida”, afirmou a estudante. “Eu mandei uma mensagem para o programa também, mas eles ainda não me responderam”, acrescentou.

Fioravanti destacou que o ato da jornalista foi ofensivo aos brasileiros que residem em Portugal: “Ela mostrou xenofobia em todas as falas dela e disse que nós [brasileiros] não sofremos aqui [em Portugal], que começamos a sofrer de uns tempos pra cá e que não é nada parecido ao que o português sofre no Brasil”, comentou.

O programa lusitano tratava de uma polêmica por conta da última temporada da versão amadora do “MasterChef Brasil”, que está sendo exibida por lá apenas agora. A comunicadora Rita Marrafa Carvalho fez críticas à edição do reality por terem colocado legendas na fala do participante português Nuno. Ela ainda não gostou das brincadeiras de Jacquin, que questionou o motivo de Nuno “não falar português morando cinco anos no Brasil”.

Por meio de um vídeo publicado no Facebook, o jurado do programa lamentou a piada e fez questão de dizer que adora os portugueses. “As pessoas pensam que não gosto de Portugal, que não gosto dos portugueses. Acho que não. No MasterChef quis me comparar. Estou há 21 anos no Brasil e não falo português ainda”, afirmou.

A produção do programa e a jornalista não responderam às solicitações da reportagem da Jovem Pan até o fechamento dessa matéria.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.