Jornalistas franceses tentam chantagear rei marroquino e são detidos

  • Por Agencia EFE
  • 27/08/2015 17h58

Paris, 27 ago (EFE).- Dois jornalistas franceses foram detidos nesta quinta-feira em Paris enquanto tentavam chantagear por meio de um representante o rei do Marrocos, Muhammad VI, com a ameaça de publicar um livro que supostamente contém revelações comprometedoras sobre o Palácio Real.

Os jornalistas Éric Laurent e Catherine Graciet, autores do livro “O rei predador”, foram detidos quando estavam reunidos com o advogado Eric Dupond-Moretti, a quem tinham cobrado o pagamento de três milhões de euros para não divulgar uma nova obra. A informação foi confirmada pelo próprio advogado à emissora de rádio “RTL”.

Em 23 de julho, Laurent entrou em contato com o Gabinete real marroquino para anunciar a publicação de seu novo livro e pedir uma reunião. No dia 11 de agosto, segundo a fonte, o escritor pediu na reunião três milhões de euros para não divulgar o livro, o que fez Marrocos denunciar o caso às autoridades francesas.

Uma nova reunião aconteceu dez dias depois, dessa vez sob vigilância policial, e o autor voltou a exigir o pagamento na ocasião.

A procuradoria parisiense abriu ontem uma investigação do caso antes que as partes se encontrassem de novo nesta quinta-feira, quando supostamente Laurent teria recebido um adiantamento de 80 mil euros e renunciado por escrito a publicar o livro.

Na saída do restaurante onde ocorria a reunião, Laurent e Graciet foram detidos e transferidos às dependências policiais.

“Laurent já tinha escrito livros sobre o Marrocos, mas passou a extorquir”, considerou Dupond-Moretti, que insinuou que Laurent poderia ter o objetivo de “desestabilizar” o país árabe e “estar vinculado a assuntos de terrorismo”. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.