Justiça concede liberdade para 23 ativistas no Rio de Janeiro

  • Por Agencia EFE
  • 23/07/2014 21h04

Rio de Janeiro, 23 jul (EFE).- A Justiça do Rio de Janeiro concedeu nesta quarta-feira liberdade provisória aos 23 ativistas que foram acusados de cometer atos violentos nos protestos dos últimos meses no Brasil.

O desembargador Siro Darlan concedeu um habeas corpus aos 23 réus e ordenou que cinco deles sejam postos em liberdade, já que estão detidos desde o último dia 12, segundo informou o Tribunal.

Os ativistas são acusados de formação de quadrilha, por suposta participação em atos violentos durante protestos nos últimos meses.

Um juiz ordenou a detenção dos 23 na véspera da final da Copa do Mundo, que aconteceu no último dia 13, porque a polícia tinha indícios que o grupo preparava protestos violentos.

Três dos ativistas solicitaram asilo político ao Uruguai, alegando sofrer “perseguição política” e se refugiaram na segunda-feira passada no consulado desse país no Rio de Janeiro para evitar serem detidos, mas o país negou o pedido ao entender que no Brasil rege um Estado de direito.

A detenção dos ativistas foi duramente criticado por organizações de direitos humanos e pela Ordem dos Advogados do Rio de Janeiro, que consideraram “arbitrárias” e “intimidatórias”. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.