Justiça dos EUA condena 3 homens por planejar ataques para derrubar o governo

  • Por Agencia EFE
  • 29/08/2015 04h18

Washington, 29 ago (EFE).- Três homens foram condenados nos Estados Unidos a 12 anos de prisão cada um por planejar ataques contra o governo utilizando “armas de destruição em massa”, aos quais se seguiria uma sublevação popular, informou o Departamento de Justiça.

Os três condenados queriam iniciar uma rebelião contra o que consideram um poder dos altos funcionários que excede o estabelecido na Constituição dos EUA, razão pela qual seu plano era atacar agências governamentais e infraestruturas e que milícias de todo o país lhes seguissem para fazer o governo cair.

“Neste caso a ideologia e retórica antigovernamental se transformaram em extremismo perigoso e levaram os condenados a armar-se e prover-se de bombas e outros explosivos para os ataques”, afirmou nesta sexta-feira em comunicado o procurador do distrito norte da Geórgia, John Horn.

Os condenados são Brian Cannon, de 37 anos, Terry Peace, de 47, e Cory Williamson, de 29.

Cannon, Peace e Williamson participaram de vários fóruns de internet em janeiro e fevereiro de 2014 nos quais falaram sobre como iniciar uma revolução contra o governo federal atacando infraestruturas da Administração de Segurança no Transporte, o Departamento de Segurança Nacional e a Administração Federal para a Gestão de Emergências.

No início de fevereiro, Cannon e Williamson se transferiram a Rome (Geórgia) para viver na casa de Peace, e decidiram realizar o primeiro ataque nesse estado à espera que milícias do resto do país seguissem seus passos e se iniciasse uma revolução.

Peace encomendou a uma quarta pessoa – que acabaria lhes delatando – 12 bombas e outros dois aparatos explosivos.

No dia 15 de fevereiro de 2014, os três homens se dirigiram a Cartersville (Geórgia) “levando várias armas de fogo” para recolher os explosivos, momento no qual foram detidos pelo FBI. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.