Karimov vence eleições uzbeques com 90,39%, segundo resultados preliminares

  • Por Agencia EFE
  • 30/03/2015 09h12

Moscou, 30 mar (EFE).- O atual presidente do Uzbequistão, Islam Karimov, ganhou com 90,39% dos votos as eleições realizadas no domingo no país centro-asiático, segundo os primeiros resultados anunciados hoje pela Comissão Eleitoral Central.

A autoridade eleitoral uzbeque anunciou os primeiros resultados oficiais após mais de 16 horas do fechamento dos colégios eleitorais e com 90,38% dos votos apurados.

Além de Karimov, de 77 anos e no poder há mais de 25 anos, concorreram nas eleições outros três candidatos: Jatmayon Ketmonov, do Partido Popular Democrático; Akmal Saidov, do Partido Nacional Democrático; e Narimom Umarov, do Partido Social-Democrata.

Esta é a quarta vez que Karimov concorre à presidência, um antigo comunista que em 1991 obteve 87,1% dos votos; em 2000, ficou com 95%; e em 2007, alcançou 90,77%.

A Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) denunciou hoje que as eleições “não deixaram espaço para oposição” e portanto “não houve concorrência”.

“Observamos que as eleições foram realizadas em um espaço controlado, sem lugar para a oposição, e com a presença predominante do atual presidente Karimov. Em essência, não houve concorrência”, disse na capital Taskent a chefe da missão de observadores da OSCE, Tana de Zulueta. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.