Kerry se mostra “entusiasmado” pelo futuro que Modi quer para a Índia

  • Por Agencia EFE
  • 31/07/2014 12h23

Nova Délhi, 31 jul (EFE).- O secretário de Estado americano, John Kerry, que realiza uma visita oficial à Índia, se mostrou “entusiasmado” nesta quinta-feira pelo futuro que o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, quer construir para o gigante asiático.

“Estamos entusiasmados sobre o que o primeiro-ministro Modi quer fazer pelo povo”, afirmou Kerry em entrevista ao canal de televisão local “NDTV” em companhia da secretária de Comércio, Penny Pritzker.

Penny falou sobre a expectativas de Washington com relação a Modi ao assegurar que “a atitude e o tom do novo governo é o que mais entusiasma” e sentenciou que “existem muitas oportunidades e otimismo” nas relações bilaterais.

Apesar de o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, definir as relações entre os países como “uma das alianças decisivas do século XXI” há quatro anos, desde então os vínculos entre ambos países atravessaram diversas turbulências, algo que Kerry tenta subsanar com sua visita.

O secretário de Estado americano e Penny, que chegaram ontem a Nova Délhi, se reuniram hoje com o ministro indiano de Finanças e Defesa, Arun Jaitley, com assessores em Segurança Nacional e com a ministra indiana de Relações Exteriores, Sushma Swaraj.

O chefe da diplomacia americana se encontrará amanhã com Modi, que deve visitar os Estados Unidos em setembro após um convite de Obama.

O secretário de Estado americano foi categórico ao confirmar que Modi obterá “com toda segurança um visto” para viajar aos Estados Unidos, pois foi “um governo diferente” o que se negou a conceder no passado.

Os Estados Unidos não concederam visto a Modi em 2005 por seu suposto envolvimento no massacre de mil de muçulmanos em Gujarat, estado do oeste da Índia que governava até que obteve uma grande vitória nas eleições nacionais em maio.

A visita do chefe da diplomacia americana ao gigante asiático faz parte da quinta rodada do diálogo estratégico EUA-Índia. EFE

mt/ff

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.