Kiev diz que conflito do leste do país causou desaparecimento de 700 pessoas

  • Por Agencia EFE
  • 28/11/2014 11h08

Kiev, 28 nov (EFE).- As autoridades de Kiev cifraram nesta sexta-feira em pelo menos 700 o número de pessoas desaparecidas no leste da Ucrânia desde a explosão em abril do conflito armado entre os separatistas pró-Rússia e as tropas governamentais.

“Hoje temos mais de 700 pessoas desaparecidas. Esse número também inclui militares”, disse o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional e Defesa, Andrei Lisenko, citado por agências locais.

Lisenko acrescentou que “certamente, foram realizadas todas as ações para encontrá-los e possibilitar o retorno a suas casas”.

“No entanto, topamos com dificuldades como a falta de vontade (por parte dos insurgentes) de cumprir com seus compromissos”, denunciou.

Na semana passada, a ONU apresentou um relatório da missão de direitos humanos no qual informou que o conflito armado na Ucrânia causou a morte de 4.317 pessoas e já deixou 9.921 feridos.

Apesar do acordo de cessar-fogo entre o governo e os líderes dos grupos separatistas, alcançado em 5 de setembro, não cessaram as hostilidades no leste do país e uma média de 13 pessoas morre a cada dia desde então, segundo o organismo.

Enquanto isso, os separatistas cifram em quase cinco mil os mortos pelo conflito armado nas rebeldes regiões orientais de Donetsk e Lugansk. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.