Lavrov classifica de “criminosa” decisão de Kiev de fazer uso do Exército

  • Por Agencia EFE
  • 24/04/2014 09h37

Moscou, 24 abr (EFE).- O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, tachou nesta quinta-feira de “criminosa” a decisão das autoridades da Ucrânia de usar o exército no sudeste do país, de maioria russo falante.

“O emprego do Exército, com o respaldo de nacionalistas radicais contra o povo, é uma forma de violência absolutamente inaceitável, ainda mais, considero que se trata de uma decisão criminosa”, disse em entrevista coletiva o chefe da diplomacia russa.

Com estas palavras Lavrov comentou a operação especial lançada hoje por agentes policiais e soldados do exército ucraniano na cidade de Slaviank, na qual morreram “cinco terroristas”, segundo Kiev.

O chanceler russo ressaltou que a principal premissa para que a Ucrânia possa sair da crise é “o fim das ações ilegais das autoridades de Kiev”.

Lavrov recalcou que a autoridades ucranianas devem cumprir com os acordos de Genebra, que “dizem claramente que não deve haver nenhum tipo de violência”.

“Não temos a menor dúvida de que os primeiros passos devem ser dados por Kiev. Isto é algo absolutamente indiscutível”, enfatizou Lavrov.

O ministro russo insistiu que os Estados Unidos devem usar sua influência sobre as autoridades ucranianas.

“Que nossos parceiros americanos podem influenciar nas pessoas que assumiram o poder em Kiev não tenho nenhuma dúvida, como já disse”, manifestou.

O Ministério do Interior da Ucrânia informou que “cinco terroristas” morreram em combate em uma operação especial lançada em Slaviansk.

Essa cidade ucraniana, com cerca de 120 mil habitantes, é o bastião da sublevação pró-russa contra o governo central de Kiev que explodiu há quase três semanas nas regiões sul-orientais da Ucrânia, de maioria russo falante.

O governo ucraniano anunciou na véspera que retomava a “operação antiterrorista” contra as formações armadas ilegais no sudeste do país.

A decisão foi adotada pelo presidente interino da Ucrânia, Aleksandr Turchinov, depois de ter sido encontrado em Slaviansk do corpo do deputado da assembleia municipal de Gorlovka, Vladimir Ribak, que pertencia ao partida Batkivschina (Pátria), a maior formação que governa em Kiev. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.