Líder da Syriza diz que povo deu mandato claro e Grécia muda de rumo

  • Por Agencia EFE
  • 25/01/2015 21h49

Atenas, 25 jan (EFE).- O líder da coalizão de esquerda Syriza, Alexis Tsipras, provável vencedora das eleições gregas deste domingo, afirmou que “o povo deu um mandato claro”, e que agora a Grécia muda de rumo, deixando a “austeridade após cinco anos de humilhação”.

Em declaração na Universidade de Atenas, Tsipras afirmou que a decisão do povo grego faz com que a troika de credores seja passado. O líder esquerdista, que está perto da maioria absoluta, disse que é consciente de que as pessoas não lhe dão um cheque em branco, “mas um mandato para reorganizar o país”.

Tsipras disse que não há “vencedores nem vencidos” e, por isso, formará um governo “para todos os gregos”.

“Hoje, perdeu a Grécia dos oligarcas e dos corruptos”, disse ele, que afirmou que “ganhou a Grécia do trabalho, do conhecimento e da cultura”.

Tsipras afirmou também que sua vitória é a de todos da Europa que lutam contra a austeridade que “destroça nosso futuro comum”.

“O novo governo negociará com nossos parceiros europeus. O novo governo desmentirá todos os que veem destruição. Não haverá desastre, nem submissão. Nosso objetivo desde o primeiro dia é nos restabelecermos das consequências da crise”, disse o líder da coalizão. EFE

yc-lab/cdr

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.