Líder de partido religioso é morto a tiros no Paquistão

  • Por Agência EFE
  • 29/11/2014 06h49

O secretário-geral da província de Sindh do partido religioso Jamiat Ulemah-e-Islam (JUI-F), Khalid Mehmood Soomro, foi assassinado a tiros neste sábado em frente a uma mesquita na cidade de Sukkur, no sul do Paquistão, informou à Agência Efe uma fonte oficial.

O ataque aconteceu às 6h30 locais (23h30 de Brasília da sexta-feira) quando dois homens atiraram contra Soomro, depois da oração matinal, na área de Khosa Goth, relatou o porta-voz da polícia local, Anwar Siddiqui.

Os atiradores fugiram em uma motocicleta após o ataque e o político foi levado para um hospital, onde chegou morto.

Soomro estava em Sukkur para participar de uma conferência de seu partido.

“O governo deve realizar uma investigação profunda sobre o ataque e punir os culpados”, afirmou hoje Fazlur Rehman Rehman, líder do partido islamita, que, além disso, classificou o assassinato de Soomro como um ato de “terrorismo”.

Rehman foi alvo de três atentados nos últimos dois anos, o mais recente em outubro passado, em que três pessoas morreram.

Além do líder do JUI-F, outros membros do partido foram alvo de ataques, o último deles em setembro, quando um de seus políticos foi baleado em Karachi, a maior cidade do país.

Apesar de nenhum grupo ter reivindicado a autoria dos ataques contra o JUI-F, os indícios apontam para o principal grupo talibã paquistanês, o TTP. 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.