Líder republicano critica Obama por legitimar a “brutal ditadura” cubana

  • Por Agencia EFE
  • 01/07/2015 13h47

Washington, 1 jul (EFE).- O presidente da Câmara dos Representantes de EUA, o republicano John Boehner, criticou nesta quarta-feira o anúncio do presidente americano, Barack Obama, de restabelecer as relações diplomáticas com Cuba por outorgar “legitimidade” à “brutal ditadura comunista” dos irmãos Raúl e Fidel Castro.

“A Administração Obama está oferecendo aos Castro o sonho da legitimidade sem obter uma só coisa para o povo cubano que está sendo oprimido por esta brutal ditadura comunista”, indicou Boehner em uma nota de imprensa.

“Como disse anteriormente, as relações com o regime dos Castro não deveriam ser revisadas, e muito menos normalizadas, até que os cubanos desfrutem da liberdade”, asseverou o líder republicano.

Boehner emitiu a nota depois que, em discurso na Casa Branca, Obama confirmou hoje que chegou a um acordo para restabelecer as relações diplomáticas com Cuba, rompidas em 1961, e abrir embaixadas nas respectivas capitais de cada país ainda neste mês.

O líder não precisou uma data para a abertura da legação diplomática em Havana, apesar do governo cubano ter confirmado que a missão de Cuba em Washington será aberta em 20 de julho.

No entanto, Obama anunciou que o secretário de Estado de EUA, John Kerry, viajará para Cuba “neste verão” (Hemisfério norte) para içar a bandeira americana na nova embaixada do país em Havana. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.