Lula destaca papel de Morales e pede fortalecimento da unidade com A.Latina

  • Por Agencia EFE
  • 24/01/2015 23h07

Pablo Giuliano.

São Paulo, 24 jan (EFE).- O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu neste sábado ao governante da Bolívia, Evo Morales, para “consolidar a harmonia política e social” no país vizinho e clamou por um “fortalecimento” das relações do Brasil com os países latino-americanos.

“Conheço a Bolívia antes de Evo e conheço a Bolívia depois de Evo. Acompanhei todas suas lutas, as batalhas que teve que travar até consolidar a harmonia, a tranquilidade e a paz que nunca tinha tido a Bolívia”, disse Lula no marco da 3ª Festa de Alasitas, em homenagem a Ekeko, o deus da abundância.

A festa da comunidade boliviana reuniu cerca de 2.000 pessoas no Parque Dom Pedro II, no centro de São Paulo.

O ex-presidente do Brasil destacou que Morales, que assumiu seu terceiro mandato consecutivo na quinta-feira passada, foi “o presidente mais votado da história de seu país”, ao obter em outubro passado 61% dos votos.

“Estou muito contente com a reeleição da presidente Dilma (Rousseff), mas também estou muito contente com a reeleição de Evo Morales. Viva Evo Morales”, afirmou Lula, que em 2007 enfrentou uma crise com a Bolívia depois que o governo boliviano nacionalizou os hidrocarbonetos e ocupou militarmente refinarias da Petrobras.

Lula reapareceu pela primeira vez em público depois da posse da presidente Dilma, em 1º de janeiro, mas evitou falar de assuntos políticos e econômicos do país, entre eles a corrupção na Petrobras e a crise hídrica na região sudeste.

No entanto, Lula abordou assuntos da gestão social de sua sucessora e lembrou que durante as gestões do PT os imigrantes foram beneficiados e, em particular, se procura quebrar preconceitos em relação a comunidades como a boliviana.

Para Lula, os imigrantes “merecem todo o respeito por parte do povo brasileiro” e além disso “contribuem para o crescimento” do Brasil.

“Os imigrantes devem ser tratados como iguais, como irmãos, como brasileiros. A integração é um sonho não fácil de realizar, mas avançamos em forma extraordinária. E a relação do Brasil com a Bolívia deve ser fortalecida, também a do Brasil com o Mercosul, com a Unasul. É bom ter uma nação latino-americana forte com seu povo em harmonia”, afirmou.

Lula elogiou o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, do PT, por ter estendido a ajuda social do Governo aos estrangeiros, medida da qual estão fazendo uso cerca de 5.000 famílias pobres bolivianas que vivem na maior cidade da América do Sul.

“Em 2009, quando explodiu a crise econômica mundial a União Europeia começou a perseguir imigrantes, perseguir latino-americanos e perseguir os negros. Eu tomei a atitude de decretar uma anistia para 42 mil estrangeiros que estavam no Brasil, dos quais 32 mil eram bolivianos”, acrescentou.

De acordo com Lula, enquanto “o PT governar a cidade de São Paulo e governar o Brasil, os bolivianos serão tratados como brasileiros”.

Durante o ato, Luis Vázquez, dirigente da comunidade boliviana no Brasil, lembrou que existe um projeto de lei para incorporar à Constituição o voto dos estrangeiros residentes permanentes.

Nesse sentido, o ativista assinalou que o lema para reivindicar essa legislação é “Aqui vivo, aqui voto”.

A visita de Lula incluiu uma saudação aos vendedores de miniaturas e dos tradicionais ekekos da festa boliviana, além de também ter comido quitutes.

Além disso, Lula tirou fotos com bolivianos e brasileiros em sua passagem pela festa da comunidade do país andino, que segundo estimativas extraoficiais tem uma colônia de cerca de 220 mil pessoas no estado de São Paulo. EFE

plg/ma

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.