Maduro anuncia visita de delegação da Unasul a Caracas na sexta-feira

  • Por Agencia EFE
  • 03/03/2015 23h10

Caracas, 3 mar (EFE).- O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou nesta terça-feira que chegará ao país na sexta-feira uma delegação da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), liderada por seu secretário-geral, Ernesto Samper.

“O secretário-geral Ernesto Samper me confirmou por telefone há pouco mais de uma hora que na sexta-feira chega a delegação da Unasul para apoiar a democracia e a soberania da Venezuela”, disse Maduro durante seu programa semanal de televisão.

“Boas-vindas à delegação de Unasul. Graças a Deus temos a Unasul para nos proteger, nos acompanhar, para nos permitir transitar por estas batalhas contra golpes de Estado, intervencionismos imperialistas”, acrescentou o chefe do Executivo venezuelano.

No último dia 20 de fevereiro, um dia depois da detenção do prefeito de Caracas, Antonio Ledezma, Samper já havia anunciado uma visita a Caracas dos chanceleres de Brasil, Colômbia e Equador para “contribuir para uma despolarização do ambiente político que se vive hoje na Venezuela”.

Na ocasião, Samper não se referiu diretamente à polêmica causada após a detenção de Ledezma, acusado de participar de um golpe de Estado já desmantelado que, segundo Maduro, contava com apoio dos Estados Unidos e tentava acabar com sua vida.

Samper, no entanto, disse que a visita dos chanceleres também poderia “ajudar a incitar um acordo nacional sobre a gestão de temas como o ajuste social da economia, que parece ser inevitável”.

Os chanceleres de Brasil, Colômbia e Equador já haviam viajado a Caracas em meados do ano passado para participar das mesas de diálogo entre governo e oposição convocadas por causa da onda de protestos antigovernamentais que se espalhou pelo país na primeira metade do ano e deixou um saldo de 43 mortos. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.