Maduro cancela viagem à posse de Vázquez por “situação política” na Venezuela

  • Por Agencia EFE
  • 28/02/2015 18h30

Montevidéu, 28 fev (EFE).- O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, não assistirá amanhã, domingo, à cerimônia de posse de Tabaré Vázquez como novo presidente do Uruguai porque “a situação política de seu país” o impede, informaram fontes oficiais.

Às 13h50 (12h50 em Brasília), Vázquez recebeu um telefonema do presidente venezuelano no qual ele expressou que “apesar da firme intenção de estar presente na transmissão de comando, a situação política de seu país o impedia de concretizar esse desejo”.

A presença de Nicolás Maduro estava confirmada até hoje, junto de outros líderes internacionais como os presidentes do Brasil, Dilma Roussef; de Cuba, Raúl Castro; da Nicarágua, Daniel Ortega; do Chile, Michele Bachelet; do Paraguai, Horacio Cartes, e do rei Juan Carlos, da Espanha.

O presidente venezuelano transmitiu a Vázquez sua disposição de visitar o Uruguai nos próximos meses para “ratificar os convênios existentes e estudar a possibilidade de celebrar outros para o futuro”.

Já Vázquez manifestou a Maduro seu absoluto respaldo à “institucionalidade venezuelana” e seu desejo de que “as diferenças sejam superadas pelos caminhos pacíficos”.

O vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, cuja ausência na cerimônia de posse era conhecida por problemas de saúde, ligou para Vázquez às 13h30 para dizer ao futuro presidente do Uruguai que “infelizmente uma afecção gripal o impedia viajar”.

No entanto, Biden disse que mesmo ausente fisicamente, estará presente “com o coração acompanhando o povo uruguaio em instância tão transcendental para sua democracia”.

O vice-presidente americano agradeceu também a atuação do Uruguai nas Nações Unidas, assim como o apoio aos enviados de Guantánamo.

Finalmente, Biden expressou seu desejo de visitar o Uruguai e Vázquez estendeu um cordial convite. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.