Maduro confirma presença de presidentes do Mercosul e de mais países à Cúpula

  • Por Agencia EFE
  • 23/07/2014 23h02

Caracas, 23 jul (EFE).- O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, confirmou nesta quarta-feira a partipação de todos os chefes de Estado dos membros do Mercosul à Cúpula que acontecerá no próximo dia 29 em Caracas, assim como a dos presidentes de Bolívia, Nicarágua, El Salvador e Chile.

Maduro indicou que os presidentes do Brasil, Dilma Roussef; da Argentina, Cristina Kirchner; do Paraguai, Horacio Cartes, e do Uruguai, José Mujica, estarão na reunião semestral do bloco, que será realizada com meio ano de atraso da data programada.

Também estará presente o presidente boliviano, Evo Morales, cujo país está associado ao bloco e em processo de incorporação como membro pleno.

Maduro também mencionou os nomes da chilena Michelle Bachelet; do salvadorenho, Salvador Sánchez Cerén, que disse estar “muito interessado” na relação com o bloco, e do nicaraguense, Daniel Ortega, para fazer uma exposição sobre o canal interoceânico, principal investimento atual de seu país.

“Será uma reunião muito integradora”, disse Maduro, ao lembrar que Hugo Chávez sempre insistia que era “necessário que os líderes do continente se encontrem, debatam a agenda comum e possam construir, permanentemente, critérios comuns sobre os grandes temas econômicos, comerciais e sociais”.

Maduro destacou que em sua presidência temporária avançou na construção de uma zona econômica entre Mercosul, Petrocaribe – processo de integração no setor energético impulsionado pela Venezuela – e a Aliança Bolivariana para os Povos da América(Alba).

A Venezuela passará nesse encontro a presidência rotativa à Argentina, que significará também a volta de um chefe de Estado do Paraguai a uma cúpula do órgão após a suspensão do país após a controversa cassação de Fernando Lugo em 2012. EFE

jlp/cd

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.