Maduro decreta 9 de março como o “dia do anti-imperialismo” na Venezuela

  • Por Agencia EFE
  • 01/04/2015 03h30

Caracas, 31 mar (EFE).- O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, anunciou nesta terça-feira que decretou que a cada 9 de março se celebre o “dia do anti-imperialismo bolivariano” em seu país, pois nesse dia o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, aprovou um decreto no qual se declara a Venezuela uma “ameaça” para a segurança americana.

“Não esqueceremos jamais e a cada 9 de março nós estaremos lembrando o dia do anti-imperialismo bolivariano na Venezuela”, disse o governante durante seu programa de rádio e televisão “En Contacto con Maduro”.

O líder comentou que “Obama quis em um dia 9 de março passar para a história da Venezuela como o primeiro chefe de um império” que declara seu país como uma “ameaça” aos Estados Unidos.

Maduro comentou ainda que, com o decreto americano, Obama conseguiu “que se erguesse uma onda de indignação mundial contra sua decisão errada, errática”.

Obama declarou no último dia 9 de março que a situação na Venezuela é “uma ameaça extraordinária à segurança nacional” dos EUA e anunciou também uma ampliação das sanções a sete funcionários do governo venezuelano considerados responsáveis de violações dos direitos humanos.

Por causa do anúncio de Washington, o governo venezuelano promove, desde meados de março, uma campanha para coletar a assinatura de pelo menos 10 milhões dos 30 milhões de habitantes da Venezuela para exigir a derrogação do decreto.

Maduro reiterou que entregará a Obama essas assinaturas quando ambos se encontrarem na Cúpula das Américas de meados de abril no Panamá. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.