Maduro diz que é hora da América do Sul “pensar grande”

  • Por Agencia EFE
  • 29/07/2014 19h23

Caracas, 29 jul (EFE).- O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou nesta terça-feira que é a hora da América do Sul pensar grande e se “repotencializar” para atender especialmente os interesses do Mercosul.

Durante seu discurso na cúpula do bloco em Caracas, Maduro pediu para o grupo “seguir avançando na consolidação do Mercosul como o grande organismo” que deve servir para “gerar um espaço de desenvolvimento, de uma economia próspera, produtiva, avançada”.

“É a hora da América do Sul, é a hora da nossa região pensar grande”, disse Maduro, cujo país entregou hoje a presidência temporária do organismo à Argentina.

Maduro destacou, ao fazer balanço da gestão venezuelana de uma presidência que finalmente se estendeu por um ano, o avanço na criação de uma zona econômica entre o Mercosul e os outros processos de integração impulsionados pelo país caribenho, a Aliança Bolivariana para os Povos da América (Alba) e a Petrocaribe.

Além disso, elogiou o andamento do processo de criação do Banco do Sul, uma entidade que, salientou, quer caminhar junto com o recém-criado Banco do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

Maduro também expressou a solidariedade de seu país com a Argentina perante a perspectiva de uma falta de pagamento da dívida antes de amanhã, devido a um impedimento judicial nos Estados Unidos que obriga o governo de Cristina Kirchner a liquidar fundos especuladores de forma simultânea aos que pactuaram uma reestruturação de dívida.

“Não é um prejuízo à Argentina, é um prejuízo a todos os países do sul”, disse o presidente venezuelano. EFE

jlp/rsd

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.