Mais 9 jihadistas e 4 curdos são mortos em confrontos na cidade de Kobani

  • Por Agencia EFE
  • 25/10/2014 08h37

Cairo, 25 out (EFE).- Pelo menos nove combatentes do grupo jihadista Estado Islâmico (EI) e quatro membros da Unidade de Proteção do Povo Curdo (YPG, na sigla em língua curda) morreram neste sábado em combates na cidade de Kobani, no norte da Síria.

O Observatório Sírio de Direitos Humanos informou que os confrontos se desencadearam em várias partes do bairro de Kani Arban, na cidade curdo-síria.

Kobani está há mais de um mês cercada por tropas do EI, a exceção do acesso pelo norte, que faz fronteira com a Turquia, país destino de dezenas de milhares refugiados.

À espera da chegada dos reforços dos peshmergas, membros do exército do Curdistão iraquiano, cuja a passagem pelo território turco foi autorizada pelo governo do país, a YPG está conseguindo que Kobani resista à investida do EI.

O apoio dos bombardeios da coalizão internacional, as novas armas e munições lançadas recentemente por aviões dos Estados Unidos foram fundamentais para conter a ofensiva do EI, que se iniciou em 16 de setembro.

Por outro lado, o Observatório afirmou hoje que pelo menos 15 membros das forças do regime sírio e grupos leais morreram em confrontos com combatentes das brigadas islamitas na cidade de Handarat, em Aleppo. O conflito resultou também em 12 baixas no lado dos radicais. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.