Mais de 15 mil soldados se unem ao presidente iemenita contra houthis

  • Por Agencia EFE
  • 19/04/2015 12h15

Sana, 19 abr (EFE).- A Primeira Zona Militar do Exército do Iêmen, integrada por mais de 15 mil soldados, se uniu às forças leais ao presidente iemenita, Abdo Rabbo Mansour Hadi, contra o movimento xiita dos houthis, disse neste domingo à Agência Efe uma fonte militar.

O comandante da unidade, o general Abderahman al Halili, fez o anúncio em uma reunião com líderes tribais e dirigentes militares realizada na cidade de Siun, na província de Hadramaut, sede do grupo militar.

Al Halili era um dos chefes militares leais ao ex-presidente iemenita Ali Abdullah Saleh, que é um aliado próximo dos houthis.

As forças da Primeira Zona Militar controlam mais da metade da fronteira entre o Iêmen e a Arábia Saudita, país que lidera a coalizão árabe que desde 26 de março realiza bombardeios aéreos contra os milicianos houthis.

A coalizão declarou guerra contra os rebeldes xiitas para tentar conter seu avanço rumo a Áden, onde Hadi tinha estabelecido sua sede provisória após fugir de Sana, que caiu em mãos dos rebeldes em setembro do ano passado. Posteriormente, Hadi se refugiou em Riad, na Arábia Saudita. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.