Mais de 300 mil migrantes atravessaram o Mediterrâneo desde janeiro

  • Por Agencia Brasil
  • 28/08/2015 08h41

Imigrante se banha em mar de Saint Ludovic Reuters Imigrante se banha em mar de Saint Ludovic

Mais de 300 mil migrantes atravessaram o Mar Mediterrâneo desde janeiro e mais de 2,5 mil pessoas morreram no mar quando tentavam alcançar a Europa, informou hoje (28) o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur).

“O número de refugiados e migrantes que atravessaram o Mediterrâneo este ano já ultrapassou 300 mil, cerca de 200 mil chegaram à Grécia e 110 mil à Itália”, disse. Em 2014, 219 mil migrantes fizeram o trajeto pelo Mediterrâneo, disse a porta-voz do Acnur, Melissa Fleming.

Entre os 2,5 mil migrantes que morreram não estão incluídos os desaparecidos ao longo da costa da Líbia, na quinta-feira, no naufrágio de uma embarcação que transportava 200 pessoas.

Pelo menos 76 pessoas morreram e 198 foram resgatadas naquele naufrágio próximo à cidade de Zouara, a cerca de 160 quilômetros a oeste da capital da Líbia, Trípoli, disse hoje um porta-voz da organização Crescente Vermelho, na Líbia.

Segundo o Acnur, no ano passado, cerca de 3,5 mil migrantes e refugiados morreram ou foram dados como desaparecidos no Mediterrâneo.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.