Mais de 4 mil imigrantes são resgatados no Canal da Sicília

  • Por Agência EFE
  • 30/05/2015 05h06
EFE Imigrantes

Cerca de 4.400 imigrantes foram resgatados na últimas horas quando viajavam a bordo de embarcações à deriva no Canal da Sicília, que separa o norte da África da Itália, e chegarão nos próximos dias a portos italianos, informou neste domingo a Guarda Costeira do país.

Na operação de resgate que começou ontem e terminou durante a madrugada, também participaram barcos da Marinha italiana e navios de outros três países – Irlanda, Noruega e Reino Unido -, que integram as operações europeias de resgate aos imigrantes.

Trata-se de uma das maiores operações de socorro realizadas nos últimos meses, após o pedido de ajuda enviado por 22 embarcações – 16 lanchas pneumáticas e sete barcaças.

Fontes da Guarda Costeira explicaram que quase 1.000 pessoas resgatadas estão a bordo da embarcação norueguesa, enquanto outras 900 serão levadas aos portos italianos pela Marinha.

O navio patrulheiro “Fiorillo” da Guarda Costeira socorreu outros 580 imigrantes. Já a Guarda de Finanças da Itália, que também auxiliou a operação, está levando 500 resgatados ao país.

Por enquanto, as autoridades não informaram sobre os demais imigrantes e suas condições de saúde. Em breve, também será decidido em que porto todos eles irão desembarcar.

Está previsto que hoje chegue à província de Vibo Valentia, na região da Calábria, no sul do país, um barco dos Médicos Sem Fronteiras com 311 imigrantes resgatados nos últimos dias, entre eles sete mulheres, um bebe de poucas semanas de vida e outras 20 crianças não acompanhadas.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.