Mais de 94% dos militantes da FN quer tirar Le Pen da presidência de honra

  • Por Agencia EFE
  • 29/07/2015 16h39

Paris, 29 jul (EFE).- Uma maioria esmagadora dos militantes do partido ultradireitista francês Frente Nacional (FN) – 94,08% – se pronunciou a favor de retirar a presidência de honra de seu cofundador, Jean-Marie Le Pen, na votação postal fechada realizada no último dia 10 de julho, cujos resultados foram divulgados nesta quarta-feira pela legenda.

A divulgação acontece um dia depois que o Tribunal de Apelação de Versalhes confirmou a anulação dessa votação por correspondência, ao lembrar que a reforma dos estatutos, segundo a legislação vigente, deve ser feita em uma assembleia extraordinária presencial do partido.

“Jean-Marie Le Pen perde hoje com essa eleição incontestável toda legitimidade política para continuar sendo presidente de honra”, declarou a FN em comunicado.

Segundo a FN, em guerra aberta com Le Pen desde que declarou considerar como um “detalhe” da história da Segunda Guerra Mundial as câmaras de gás nazistas, o fundador do partido se empenha em manter o cargo “através de artifícios jurídicos, o que, perante uma realidade tão implacável, não é nem respeitável nem razoável”.

Na consulta votaram por correio 28.664 militantes, “uma maioria absoluta sobre os 51.552 membros do eleitorado”, destacou a FN.

Esse número, segundo a FN, dota “de uma inegável legitimidade as decisões políticas e disciplinares que as instâncias dirigentes” do partido “tomaram e tomarão nas próximas semanas”.

“A profunda renovação dos estatutos do movimento suscitam um entusiasmo real relativo a uma imperiosa necessidade. A Frente Nacional estudará todas as vias legais para respeitar a expressão da vontade de seus militantes”, completou o partido.

Desde o início da polêmica entre Le Pen e sua filha Marine, que tomou as rédeas da FN em 2011, o patriarca assegura que os comandantes do partido lançaram “uma caça a bruxas” similar a uma “onda de depuração” contra ele e contra seus próximos.

Jean-Marie Le afirmou ontem que a sentença de Versalhes, a terceira a seu favor, representa “um êxito para todos os patriotas e militantes, que lamentam a orientação dada ao movimento há meses, com a qual a FN parece ter se desviado de suas bases essenciais”. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.