Malásia diz que Kim Jong Nam morreu após 20 minutos do envenenamento

  • Por Estadão Conteúdo
  • 26/02/2017 09h23
Sepang (Malaysia), 25/02/2017.- A Hazmat (hazardous materials) team conducts checks inside Kuala Lumpur Internatinal Airport 2 (KLIA2) airport terminal at Sepang, Malaysia, 26 February 2017. A man named Kim Chol, an alias used by Kim Jong-nam, a half-brother of North Korean leader Kim Jong-un, was killed with a highly toxic chemical weapon known as VX nerve agent, Malaysian police said in statement released on 24 February. Kim Chol, also known as Kim Jong-nam, was attacked by two women with chemical sprays at a Kuala Lumpur airport on 13 February. According to authorities, the police are seeking arrest for a senior official at the North Korean Embassy in connection to the assassination of Kim Chol. (Atentado, Malasia) EFE/EPA/FAZRY ISMAIL EFE/EPA/FAZRY ISMAIL Equipe vistoria aeroporto internacional de Kuala Lumpur

O ministro da Saúde da Malásia disse neste domingo que a dose do agente nervoso VX dada ao meio irmão do ditador norte-coreano Kim Jong Un foi tão alta que causou a morte em “cerca de 15 a 20 minutos”.

Kim Jong Nam morreu no dia 13 de fevereiro no aeroporto de Kuala Lumpur naquilo que a polícia da Malásia disse que foi um ataque bem planejado, no qual duas mulheres espalharam um líquido no rosto de Kim. A polícia revelou nesta sexta-feira que o agente químico proibido VX foi usado para matar Kim.

O ministro da Saúde Subramaniam Sathasivam afirmou que a dose foi tão alta que Kim apresentou sintomas em poucos minutos. Ele desmaiou na clínica do aeroporto e morreu na sequência enquanto ia para o hospital numa ambulância.

Médicos do hospital suspeitaram desde o começo de que Kim havia recebido uma forma de agente químico tóxico devido à rápida evolução dos sintomas.

“Apenas 10 miligramas de VX precisam ser absorvidas pelo corpo para que seja letal, portanto presumo que a dose administrada foi maior do que isso”, afirmou Subramaniam em coletiva de imprensa. “A dose foi tão alta e se espalhou tão rapidamente pelo corpo que pode ter afetado o coração dele, os pulmões, tudo”.

Especialistas afirmam que o agente nervoso VX usado para matar Kim foi certamente produzido em um sofisticado laboratório. Ele é banido por meio de tratados internacionais, mas a Coreia do Norte nuca assinou o tratado e passou décadas desenvolvendo um complexo programa de armas químicas.

O ministro malaio afirmou ainda que o departamento químico estatal encontrou a toxina VX, confirmando o resultado da autópsia de Kim que sugeriu o uso de um agente químico que causou séria paralisia.

Segundo Subramaniam, não há relatos de que mais pessoas tenham adoecido pela toxina, mas ele afirmou que trabalhadores médicos que atenderam Kim vão ficar sob observação em razão do risco de efeitos tardios.

Dezenas de milhares de passageiros passaram pelo aeroporto desde que o assassinato ocorreu. Nenhuma área foi isolada e medidas preventivas não foram tomadas.

Mais cedo, dezenas de oficiais fizeram uma varredura no aeroporto e disseram que encontraram traços de VX. Após duas horas de atuação das equipes no aeroporto, a polícia declarou, que o local já estava livre de contaminação

A Malásia não acusou diretamente o governo da Coreia do Norte de estar por trás do ataque, mas autoridades disseram que quatro homens norte-coreanos entregaram o veneno para duas mulheres. Os homens fugiram da Malásia no mesmo dia, enquanto as mulheres – uma da Indonésia e outra do Vietnã – foram presas.

A polícia diz que a mulher da Indonésia, Siti Aisyah, vomitou num táxi ao sair do aeroporto, mas que ela está bem de saúde agora. Testes serão feitos para determinar se as duas suspeitas presas receberam antídotos para que o agente nervoso não as matasse.

No sábado, representantes das embaixadas da Indonésia e do Vietnã se encontraram com as duas mulheres. Ambas afirmam que pensavam estar participando de um programa de televisão, de uma “pegadinha”. A polícia diz que elas sabiam o que estavam fazendo. Fonte: Associated Press.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.