Malásia encontra 19 fossas com restos de vítimas de tráfico humano

  • Por Agencia EFE
  • 23/08/2015 03h37

Bangcoc, 23 ago (EFE).- As autoridades da Malásia encontraram 19 fossas na selva da fronteira com a Tailândia com os restos de pelo menos 24 pessoas, possíveis vítimas de tráfico humano, informou neste domingo a imprensa local.

A descoberta aconteceu na colina Wang Burma, perto de onde em maio foram achados mais de cem túmulos em campos clandestinos administrados por máfias em uma operação contra o tráfico humano que desencadeou uma crise de refugiados na região.

A polícia malaia acredita que a desnutrição e os maus-tratos são a causa mais provável da morte destes imigrantes, cujos restos estavam sepultados a pouca profundidade.

“Esteve chovendo muito e a água acabou revelando os restos. Não sabemos quanto tempo estiveram enterrados ou se o lugar era um campo de passagem”, disse o presidente do Conselho Nacional de Segurança, Shahidan Kassim, segundo o jornal “The Star”.

Os restos foram exumados por uma equipe legista da polícia e transferidos ao hospital de Alor Setar, no estado de Kedah, no noroeste do país.

As autoridades acreditam que as vítimas são bengalesas e membros da etnia rohinyá, uma minoria muçulmana perseguida em Mianmar, que tentavam viajar para a Malásia em busca de trabalho.

Uma campanha em maio contra o tráfico de pessoas no sul da Tailândia, país de passagem habitualmente utilizado pelas máfias, revelou uma rede de campos clandestinos na fronteira com a Malásia e dezenas de túmulos com os restos de imigrantes ilegais.

Semanas mais tarde, as autoridades malaias encontraram a poucos metros em seu lado da fronteira outros 139 túmulos e 28 campos também abandonados pelos traficantes.

Aquela operação deixou milhares de imigrantes abandonados em barcos no golfo de Bengala até que puderam desembarcar na Indonésia, Malásia ou retornar a Mianmar, país do qual procedia a maioria de embarcações. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.