Marcha de protesto em Moscou é cancelada após assassinato de líder opositor

  • Por Agencia EFE
  • 27/02/2015 23h30

Moscou, 28 fev (EFE).- A oposição russa cancelou neste sábado (data local) a passeata de protesto prevista para amanhã em Moscou para exigir o fim da ingerência russa no conflito da Ucrânia após o assassinato do líder opositor Boris Nemtsov, de 55 anos, que recebeu quatro disparos nas costas quando passeava perto do Kremlin.

“Tomamos a decisão de cancelar a marcha anticrise prevista para o dia 1º de março em Maryino (bairro da periferia da capital russa) por causa do incidente. Nesse dia realizaremos uma passeata funerária no centro de Moscou”, anunciou Mikhail Kasianov, um dos opositores mais próximos de Nemtsov.

Kasianov, copresidente junto com o falecido do opositor Partido Republicano da Rússia, acrescentou que no começo da manhã de hoje entrará em contato com a prefeitura moscovita para definir o lugar e a hora da convocação.

Nemstov, número dois do governo russo em 1998, durante a presidência de Boris Yeltsin, foi baleado quando passeava pela chamada Grande Ponte de Pedra, a poucas centenas de metros do Kremlin, acompanhado de uma jovem procedente da Ucrânia, segundo confirmou o Ministério do Interior russo.

O presidente russo, Vladimir Putin, não demorou a afirmar que o crime reúne todas as características de um assassinato por encomenda e assumiu pessoalmente o controle sobre a investigação de suas circunstâncias, informou o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.