Margallo viaja a Uzbequistão e Azerbaijão para garantir relações bilaterais

  • Por Agencia EFE
  • 19/04/2014 23h44

Madri, 20 abr (EFE).- O ministro de Relações Exteriores espanhol, José Manuel García-Margallo, inicia neste domingo uma viagem ao Uzbequistão e Azerbaijão, duas ex-repúblicas soviéticas com as quais a Espanha pretende estreitar as relações políticas, econômicas e comerciais.

A ampliação da União Europeia rumo ao leste primeiro e a entrada em vigor do Tratado de Lisboa depois transformaram o Partenariado Oriental e Ásia Central em eixos cada vez mais relevantes da política externa da UE, segundo fontes diplomáticas.

A visita ao Uzbequistão inscreve-se também na crescente importância estratégica que esta região adquire e na vontade espanhola de fortalecer sua presença em uma área cheia de oportunidades para ambas as partes.

O primeiro objetivo da viagem é portanto de índole política e consiste em consolidar o relançamento das relações bilaterais após a visita a Madri do ministro uzbeque de Relações Exteriores, Abdulaziz Kamilov, em novembro de 2013.

O segundo objetivo é econômico, dado o forte desenvolvimento que vive este país graças à exploração de suas reservas de hidrocarbonetos e que, com um crescimento sustentado de perto de 8%, Uzbequistão é uma das economias mundiais com maior dinamismo, segundo as mesmas fontes.

Da cidade uzbeque de Samarkanda, onde se reunirá na terça-feira com o governador, o avião da Força Aérea espanhola que leva García-Margallo voará para Baku, capital do Azerbaijão.

Trata-se da primeira visita oficial de um chefe da diplomacia espanhola a este país do Cáucaso e também da devolução da visita que realizou a Madri o ministro de Relações Exteriores azeri, Elmar Mammadyarov, em junho de 2011.

O Azerbaijão, que é uma peça-clave para o trânsito de oleodutos e gasodutos entre Ásia Central e Europa, tem grande interesse para as empresas espanholas no país, especialmente no setor de infraestruturas. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.