Mariano Rajoy e líder opositor votam nas eleições regionais na Espanha

  • Por Agencia EFE
  • 24/05/2015 09h04

Madri, 24 mai (EFE).- O presidente do Governo da Espanha, Mariano Rajoy, e o líder do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), Pedro Sánchez, votaram neste domingo pouco depois da abertura das urnas para as eleições regionais no país e incentivaram os eleitores a exercer esse direito.

No pleito serão escolhidos 8.122 prefeitos e os presidentes de 13 das 17 regiões autônomas do país. A eleição é considerada a antessala das eleições gerais previstas para o final do ano.

Tanto Rajoy, do Partido Popular, de centro-direita, como Sánchez, da maior legenda da oposição, votaram acompanhados de suas respectivas esposas em diferentes colégios da região de Madri.

Rajoy enviou uma mensagem aos espanhóis no qual disse que “é preciso votar, que cada um vote o que considerar oportuno e conveniente”, e desejou que a jornada transcorra “sem nenhum problema”.

Por sua vez, o líder socialista disse que o país tem “a enorme oportunidade de mudar, com o voto, aquelas coisas que não agradam”. “É ao que incentivo os espanhóis, a mudar com nosso voto tudo aquilo que não gostamos, a projetar com nosso voto nosso próprio destino, que não sejam outros os que decidam por nós, que sejamos a maioria social”, acrescentou.

Os colégios eleitorais abriram às 9h de Madri (4h de Brasília) e fecharão às 20h (15h de Brasília). Está previsto que a última entrevista coletiva para informar sobre a jornada eleitoral será às 22h30 locais (17h30 de Brasília), na qual a vice-presidente do Governo, Soraya Sáenz de Santamaría, e o ministro do Interior, Jorge Fernández Díaz, anunciarão os resultados provisórios. EFE

na-pgm/id

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.