Mario Vaz e Gomez Biam disputarão segundo turno presidencial em Guiné-Bissau

  • Por Agencia EFE
  • 16/04/2014 21h44

Bisau, 16 abr (EFE).- O candidato do ex-governante Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), José Mario Vaz, e o independente Nuno Gomes Biam disputarão o segundo turno das eleições presidenciais de Guiné-Bissau, segundo os resultados provisórios publicados na noite desta quarta-feira.

Segundo os resultados proclamados pelo presidente da Comissão Eleitoral Nacional (CEN), Augusto Mendes, o candidato do PAIGC e ex-ministro de Finanças, José Mario Vaz, foi o candidato mais votado com 40,98% dos sufrágios (252.269 votos).

Por sua parte, Nuno Gomes Biam, candidato apoiado por vários grupos políticos e associações da sociedade civil, obteve 25,14% (154.784 sufrágios).

Já os resultados do voto dos guineanos no exterior serão divulgados nas próximas 48 horas, segundo anunciou o presidente da Comissão Eleitoral.

Conforme e lei eleitoral e já que nenhum dos 13 candidatos alcançou a maioria absoluta, os dois mais votados se enfrentarão em um segundo turno.

Por outra parte, o presidente da CEN proclamou o PAIGC vencedor das eleições legislativas com um total de 55 deputados, seguido do Partido da Renovação Social que ocupará 41 cadeiras na nova Assembleia Nacional de 102 membros.

Mais de 775 mil cidadãos foram às urnas no domingo para escolher um novo presidente e renovar a Assembleia Nacional, nas primeiras eleições desde o golpe de Estado de 2012.

A expectativa é que as eleições, que transcorreram com total tranquilidade, tragam a normalidade democrática ao país e devolvam o poder a mãos civis. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.