Membro do EI pede em vídeo que muçulmanos cometam mais atentados na Austrália

  • Por EFE
  • 22/04/2015 10h49

"Quero enviar uma mensagem aos meus irmãos Reprodução Membro do EI pede em vídeo que muçulmanos cometam mais atentados na Austrália

Um australiano que faz parte do grupo Estado Islâmico (EI) pediu em um vídeo divulgado pelos jihadistas que mais atentados sejam cometidos na Austrália, encorajando também que os muçulmanos do país se unam à organização terrorista, informou nesta quarta-feira a imprensa local.

“Quero enviar uma mensagem aos meus irmãos, meus amados irmãos do Islã na Austrália. Chegou o momento de se levantarem, chegou o momento de despertar”, afirmou no vídeo divulgado ontem à noite Neil Prakash, agora chamado de Abu Khaled al Cambodi, de acordo com o jornal “The Australian”.

“E eu lhes pergunto, quando vocês vão acordar e atacar antes que sejam atacados?” acrescenta Prakash, considerado pela polícia australiana como o “máximo recrutador” de jihadistas no país, no vídeo de 12 minutos de duração.

Em outro momento, o extremista lembra do seu “querido irmão” Numan Haider, um australiano muçulmano morto pelas forças de segurança após tentar esfaquear dois agentes em setembro de 2014.

Prakash, de 23 anos, apareceu pela primeira vez em um vídeo do EI em junho do ano passado. Em um papel secundário, incentivava a jihad junto a outros companheiros.

Há poucos dias, a polícia descobriu o envolvimento de Prakash em um atentado que estava sendo preparado para o dia de ANZAC, uma festa realizada por australianos e neozelandeses em 25 de abril.

Cinco pessoas foram presas em uma operação das autoridades australianas para desmantelar o ataque. Um sexto integrante do grupo, um jovem de 14 anos, foi detido no Reino Unido.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.