Merkel e Schulz iniciam fase final de negociação para formar grande coalizão

  • Por Agência EFE
  • 10/01/2018 11h53
EFE O bloco conservador da chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e os social-democratas de Martin Schulz entraram nesta quarta-feira na fase final de negociações

O bloco conservador da chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e os social-democratas de Martin Schulz entraram nesta quarta-feira na fase final de negociações em busca de um pré-acordo para reeditar sua grande coalizão de governo.

Resta “muito trabalho a fazer”, disse Schulz ao entrar na sede da União Democrata-Cristã (CDU, na sigla em alemão) de Merkel, onde acontecem as reuniões desta quarta-feira, e o ministro da Chancelaria, Peter Altmaier, repetiu a frase quase literalmente nesse mesmo lugar.

Os dois grupos – a CDU e a seu partido-irmão União Social-Cristã da Baviera (CSU), por um lado, e o Partido Social-Democrata (SPD), pelo outro – se comprometeram a manter discrição sobre as conversas pelo temor de que um possível vazamento possa atrapalhar as negociações, que começaram no domingo.

Apesar disso, nos dias anteriores circularam informações sobre diversos pontos nos quais, aparentemente, foram conseguidos consensos, como as questões climática, migratória e também tributária.

Segundo a plataforma “Redaktionsnetzwerk Deutschland”, as duas partes coincidem na necessidade de impulsionar a incorporação de estrangeiros qualificados no mercado de trabalho alemão, de acordo com as insistentes demandas neste sentido da indústria do país.

Por outro lado, ainda não há consenso sobre o direito à reunificação familiar dos refugiados, que acabou sendo restringido em meados de 2016 para frear a chegada incessante de solicitantes de asilo.

Os social-democratas se opõem à continuidade dessas restrições, que deveriam acabar em meados de março, mas o bloco conservador, especialmente a CSU, insiste em mantê-las.

Segundo as informações que vazaram na imprensa, as partes chegaram a um consenso sobre a margem de manobra do futuro Executivo para reduções fiscais, auxílios às famílias e à construção de moradia, que foi quantificada em 45 bilhões de euros.

Além disso, circularam ontem informações sobre um suposto acordo em matéria climática, no qual ambas as partes concordaram em desistir da meta de reduzir até 2020 as emissões de gases do efeito estufa em 40% em relação aos níveis de 1990, ao reconhecerem que a mesma é inatingível.

Este vazamento, no entanto, provocou uma troca de acusações entre as partes, que teriam permitido que a imprensa tivesse acesso a algo que oficialmente não está decidido.

“Não há nada estipulado até que haja um acordo total”, advertiu o secretário-executivo do grupo parlamentar conservador, Michael Grosse-Brömer, enquanto seu colega social-democrata, Andrea Nahles, responsabilizou a CDU/CSU pelo vazamento.

Segundo o calendário previsto, a negociação deve ser fechada nesta quinta-feira, para que cada partido aborde o estipulado no dia seguinte e dê, ou não, a autorização para o acordo.

Em seguida, vem a fase mais delicada, pois o SPD deve pedir em um congresso extraordinário, no dia 21 de janeiro, uma autorização para seguir com a negociação formal para uma grande coalizão.

A partir daí, será negociado um programa de governo que deverá ser referendado internamente por cada partido e, no caso do SPD, por seus militantes.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.