Merkel exige investigação independente sobre assassinato de Nemtsov

  • Por Agencia EFE
  • 28/02/2015 08h51

Berlim, 28 fev (EFE).- A chanceler alemã, Angela Merkel, exigiu neste sábado ao presidente russo, Vladimir Putin, que garanta uma investigação independente e com consequências legais sobre o assassinato do líder opositor Boris Nemtsov.

O porta-voz do Executivo alemão, Steffen Seibert, explicou em comunicado que a chanceler se mostrou “consternada” pelo assassinato de Nemtsov, que morreu ontem à noite ao ser atingido por quatro disparos enquanto passeava junto a uma amiga por uma ponte em pleno centro de Moscou.

Merkel pediu a Putin que facilite “a investigação do assassinato e que os responsáveis compareçam perante a justiça”, segundo Seibert.

A chefe do governo alemão destacou a “coragem” de quem foi vice-primeiro-ministro de dois gabinetes russos em 1997 e 1998, durante a presidência de Boris Yeltsin, por suas “críticas abertas” às políticas do atual Executivo em Moscou.

Merkel aproveitou, além disso, para mandar suas condolências aos parentes da vítima.

Nemtsov foi atingido pelas costas enquanto passeava por uma ponte moscovita próximo ao Kremlin, acompanhado de uma jovem procedente da Ucrânia, segundo confirmou o Ministério do Interior russo.

Putin não demorou em assinalar que o crime “tem toda a pinta de um assassinato por encomenda, de caráter extremamente provocador” e assumiu pessoalmente o controle sobre a investigação, segundo apontou seu porta-voz instantes depois que da tragédia. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.