Michel Temer terá encontro com vice-presidente dos EUA, Joe Biden

  • Por Estadão Conteúdo
  • 21/09/2016 10h05
Divulgação/Presidência da República Temer e Biden

O presidente Michel Temer se encontra, nesta quarta-feira, 21, com o vice-presidente americano, Joe Biden, que, há duas semanas, deu contundente declaração de apoio ao novo governo do Brasil, a primeira vinda de um integrante da administração Barack Obama. Solicitada por Biden, a reunião foi incluída na agenda do presidente poucas horas antes de sua realização.

Biden e Temer se conhecem desde 2012, quando dividiram a mesma mesa na recepção de posse do presidente do México, Enrique Peña Nieto. Ambos voltaram a se encontrar no ano seguinte, quando o americano visitou o Brasil. 

Biden voltou ao país em 2014, durante a Copa do Mundo, e visitou Temer no Palácio do Jaburu, em Brasília. Na época, a assessoria de Temer disse que ele havia sido convidado por Biden para visitar os EUA no ano seguinte, mas a viagem não chegou a ser marcada.

Há duas semanas, o vice-presidente norte-americano disse que a transição de poder no Brasil seguiu a Constituição e os procedimentos estabelecidos na legislação e afirmou que seu governo vai trabalhar “de perto” com a administração Temer.

“O Brasil é e continuará a ser um dos parceiros mais próximos dos Estados Unidos na região, porque, entre democracias, as parcerias não são baseadas nas relações entre dois líderes, mas são baseadas no duradouro relacionamento entre os dois povos”, afirmou o vice americano.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.