Mikhail Gorbachev lança livro e afirma que Putin acredita ser Deus

  • Por Agência EFE
  • 20/11/2014 19h22
Wilson Dias/Agência Brasil Dilma Rousseff e Vladimir Putin se encontram em Brasília

O último dirigente da União Soviética, Mikhail Gorbachev, comentou nesta quinta-feira, ao apresentar seu livro “Depois do Kremlin”, que o atual presidente da Rússia, Vladimir Putin, acredita ser Deus.

Putin “sofre do mesmo que eu sofri então, de excessiva segurança em si mesmo. Ele é Deus. Ou, em qualquer caso, o braço-direito de Deus”, disse Gorbachev durante o lançamento realizado em uma livraria de Moscou.

Gorbachev lembrou que, nos primeiros tempos da reforma conhecida como Perestroika, “parecia que tínhamos pegado Deus pela barba”, segundo informou a imprensa local.

“Vejo no comportamento de Putin erros que eu cometi durante a Perestroika. Não sejam nunca presunçosos. A presunção me prejudicou”, confessou o homem que esteve à frente da URSS de 1985 até seu desaparecimento, no final de 1991.

Gorbachev, que em várias ocasiões acusou Putin de monopolizar o poder, criticou que o líder russo tenha utilizado “métodos autoritários” durante sua gestão, mas reconheceu que fez isso “em interesse da maioria”.

O ex-líder soviético pedi que Putin, que está há 15 anos no poder, seja como presidente ou como primeiro-ministro, escute as opiniões de outros e ressaltou que “um Estado forte é um Estado democrático”.

“Um grande papel na estabilização da situação após (o primeiro presidente russo, Boris) Yeltsin foi exercido por Putin: afinal de contas se tratava de salvar a Rússia da desintegração”, disse.

Ao mesmo tempo, Gorbachev descartou um retorno ao passado soviético, já que “as pessoas, especialmente os jovens, nasceram em condições de Glasnost (política de transparência informativa) e ninguém poderá fazê-los retroceder à época que nós vivemos”.

O ex-líder soviético também se mostrou disposto a reunir-se com Putin, a quem não encontra há um ano e meio, para contar sobre a reunião que teve com a chanceler alemã, Ángela Merkel, no último dia 10 de novembro, por ocasião do 25º aniversário da queda do Muro de Berlim.

Gorbachev, que defende a anexação russa da Crimeia e critica a política ocidental na Ucrânia, advertiu para o risco de uma nova Guerra Fria devido ao crescente antagonismo entre Rússia e Ocidente.

Quanto à pressão que causou sua saída do poder e o fato de que um setor da sociedade russa lhe acusa de traição por permitir o desaparecimento da URSS em 1991, Gorbachev disse: “Suportei isso e, certamente, tenho intenção de seguir vivendo”.

“Quero convidá-los para meu 90º aniversário. Tenho certeza que ele acontecerá”, concluiu Gorbachev, de 83 anos, lembrando que “já me enterraram mais de dez vezes”.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.